segunda-feira, 3 de maio de 2010

Corleone Pipoca's Bar - Em Cartaz - Homem de Ferro 2



Tony Stark (Robert Downey Jr.) é um personagem incrivelmente carismático. Sarcástico e narcisista ao extremo, ele não hesita em soltar suas tiradas hilariantes nem mesmo nas situações mais delicadas, na frente de senadores ou, pior ainda, quando tenta se desculpar com a mulher que ama. Mesmo não concordando com algumas de suas decisões, jamais conseguimos deixar de achar graça diante da atitude (algumas vezes até egoísta) com que o cara encara a vida e os outros ao seu redor. Mal podendo conter seu prazer em ser idolatrado pela multidão agora que todos sabem que ele é o Homem de Ferro, Stark desfruta de uma vida fácil regada a muitas festas e bastante dinheiro. Mas nem tudo são rosas e Stark se vê pressionado pelo governo a ceder a tecnologia militar que envolve sua armadura, além de descobrir que o paládio em seu peito o está entoxicando. Para piorar, o russo Ivan Vanko (Mickey Rourke) surge como o vilão Chicote Negro disposto a destrui-lo de qualquer maneira.



Mantendo sempre o ritmo frenético (os diálogos sempre obedecem uma dinâmica rápida que pode fazer o expectador menos atento se perder), o diretor Jon Favreau consegue se superar nesta sequência, agora que já conhecemos o protagonista e suas origens o filme não perde tempo e logo estabelece na primeira cena o surgimento do vilão interpretado por Mickey Rourke. Recheado de sequências de ações empolgantes, como a que acontece em Mônaco, o filme ainda assim decepciona um pouco em sua sequência final, que surge apressada e não dá a devida duração ao combate final.

Ainda assim a Marvel brinda os fãs com referências agora escancaradas ao seu Universo e deixa claro os rumos que aquilo tudo está seguindo. Basta dizer que Nick Fury (Samuel L. Jackson) e sua agência S.H.I.E.L.D. participa ativamente da narrativa desta vez, principalmente através das ações da agente Natasha Romanoff (Scarlett Johansson, meu sonho de consumo), vulga Viúva Negra (o filme jamais cita os codinomes dos personagens dela e de Rourke, o que se revela apropriado). Além disso, as aparições de dois objetos icônicos do Universo Marvel nos quadrinhos, um no meio do filme e outro numa cena pós-créditos (não saia do cinema sem conferir!), certamente farão os fãs explodir em êxtase.

No campo das atuações, Don Cheadle encontra mais espaço para seu personagem e se sai melhor do que seu antecessor Terrence Howard, Gwyneth Paltrow estabelece uma química interessante com o protagonista, tendo que atuar como babá de Stark por diversas vezes, Mickey Rourke se sai razoavelmente bem, apesar de flertar diversos momentos com o caricato (seu grito no início do filme é um momento meio constrangedor!), Scarlett Johansson (ai ai...) aproveita sua sensualidade de forma apropriada para estabelecer sua personagem, enquanto que Jon Fraveau (sim, o diretor do filme!) empresta seu talento cômico ao agradável Happy (que nome!Hahaha). Samuel L Jackson utiliza sua persona motherfucker para dar força à Nick Fury mesmo tendo pouco tempo em cena e Sam Rockwell cria um tipo canalha estúpido incrivelmente divertido. Isso sem falar da sempre inspirada ponta de Stan Lee.

Mas o destaque do filme, como não poderia deixar de ser, é Robert Downey Jr e seu fascinante protagonista. Fosse interpretado por algum ator menos talentoso, provavelmente sentiríamos antipatia por Tony Stark por reprovarmos sua conduta. Mas o carisma com que Downey Jr o encarna é tamanho que o expectador não deixa de torcer por ele e se divertir com suas tiradas nem mesmo em seus momentos mais decadentes, como na cena onde surge bêbado usando sua armadura durante uma festa (Aliás, a relação de Stark com a bebida é insinuada de forma cada vez mais clara, o que a julgar pelos quadrinhos pode significar que este será o rumo que o arco dramático do personagem irá tomar na franquia futuramente).

Ainda que eu tenha minhas ressalvas quanto ao projeto Vingadores, devido à diferença de tom de narrativa entre a história de Thor e os outros, não posso negar que a Marvel vem tecendo a teia toda de forma brilhante até aqui. Vamos torcer para que continue assim.

"Who is the guy?"



Cotação:

5 comentários:

Ziderich disse...

Achei que só eu tinha achado o combate final meio "nhé"

LubaLuba disse...

eu tbm achei ! tanto que eu comentei e o povo disse ''NÃÃO LUÍZA VOÊ TÁ MALUCA E BLA BLA BLA"
como eu sou sempre a maluca, calei minha boca \o\

Pirra disse...

Eu tbm disse! Aliás, mto foda mesmo o filme... cheguei em casa e fui assistir o 1º só na pilha q eu tava.
Ou melhor, no dia seguinte... pq saímos na madruga do bar...

RG disse...

Como assim, Lu? todo mundo acho o combate final muito rápido e sem graça. Foi unanimidade isso, acho.

Dias disse...

Lu brisou... ê dramera =D