terça-feira, 4 de maio de 2010

Comix Zone - Os Perdedores – Hora do Troco



Pensando em algo pra escrever pra Bodega resolvi dar uma passada na banca de jornal pra ver as novidades.

A escolha não foi nada difícil: Pagando 20 contos saí de lá com o encadernado de Os Perdedores – Hora do Troco.

À um mês da estréia do filme baseado na franquia, a Panini lança uma edição encadernada do seu primeiro arco de história que, segundo a capa, foi o que baseou o filme.

Mesmo com a minha queda pelo tema eu não conhecia o material e achei uma boa oportunidade.

Modéstia (muito) à parte, como de costume eu acertei em cheio!

Logo nas primeiras páginas a revista já diz a que vêm: Nos deixa ciente de como a equipe age, mas sem apresentar logo de cara quem são os personagens, as suas motivações, a trama, nada...

Mesmo assim, ao ver o grupo se safando facilmente de uma situação improvável melhor do que entraram nela a sensação de empatia pelos protagonistas é instantânea.

É basicamente essa a fórmula que permeia Hora do Troco até o seu desfecho, uma história cheia de mistério, corrupção, golpes, reviravoltas, intriga e operações impossíveis.

A trama nos é apresentada algumas páginas depois e por mais que seja complexa nunca fica enrolada demais. Todas as informações são dadas no momento certo, mantendo o mistério até o seu clímax.

Outro ponto alto são os personagens, todos muito bem trabalhados e carismáticos, tem suas qualidades muito bem exploradas e mais ainda seus defeitos.

Os Perdedores são uma equipe de elite da CIA que se renegam após sobreviver a um atentado e juram vingança contra a Agência.


Para completar os elogios temos diálogos excelentes e belíssimas capas.


Pra quem gosta do gênero é impossível não comparar com outras

obras como 100 Balas, a diferença óbvia é que este prioriza a agilidade da narrativa, pulando grandes perdas de tempo desnecessárias e complicações de enredo.

A Panini está de parabéns pela edição. Publicando o primeiro arco de histórias que compreende o volume 1 ao 6 do original, co

m capa mole para baratear o preço foi uma ótima escolha da editora.


O traço deixa a desejar em alguns momentos para os mais exigentes, mas é um demérito muito pequeno para comprometer o resultado final.

A conclusão? Depois que eu comecei a ler eu só consegui parar qua

ndo cheguei ao “Fim?” e estou doido pra pegar logo a sequência. Se você gosta de 100 Balas, Missão Impossível, da Trilogia Bourne, enfim... do gênero conspiração em geral é leitura obrigatória! Mais um ponto pras HQs realistas na guerra contra os super-heróis imortais.



"Se o Coronel Clay falou quem sou eu pra discordar..."



Cotação:

2 comentários:

Dias disse...

Ótimo post para inaugurar a promissora seção de quadrinhos da Bodega!

Ô Deco, vc vai ter que me emprestar todos esses seus encadernados hein!

LubaLuba disse...

de fato esse não é um estilo de quadrinho que me agrada. 'mentira que tem algum que te agrada?' sim tem, e eu já li os do Deco :D
talvez se fosse algo relacionado a bombas, guerra, pessoas ensanguentadas e psicodelia eu gostaria mais. e é só !